Contos de fadas e o cinema


Há um tempo escrevi um post falando sobre o livro que a Cosac Naify lançou para comemorar o bicentenário da publicação dos livros dos irmãos Grimm, além de uma pequena resenha sobre a nova versão da Branca de Neve (você pode ler aqui). Mas, como a onda de adaptação dos contos de fadas (não necessariamente dos Grimm) ainda está em alta, resolvi fazer esse outro post, mostrando outros títulos relacionados ao tema.

Lançado no dia 26 de janeiro, “João e Maria: caçadores de bruxas” conta a história dos dois irmãos abandonados pelos pais na floresta e que vão parar na casa de doces da bruxa má. Depois de conseguirem escapar da megera, eles resolvem sair pelo mundo exterminando bruxas. 


“Jack: o caçador de gigantes” é a adaptação de “João e o pé de feijão”, que só deve chegar aqui em 29 de março, com direção de Bryan Singer (X-men).



Em 2012, saiu uma outra versão de “Branca de Neve”, com Julia Roberts como rainha má e Lily Collins como Branca de Neve. “Espelho, espelho meu” tem um visual super colorido e um ótimo senso de humor (graças à madrasta), mas não empolga muito com o roteiro fraquinho.

(Para comprar: Saraiva e Americanas)

Em 2011, foi a vez de Chapeuzinho Vermelho ganhar sua versão para adultos, no filme “A garota da capa vermelha”, com direção de Catherine Hardwicke (Crepúsculo). Valerie (Amanda Seyfried) é uma bela garota que é apaixonada por Peter, mas que foi prometida a Henry. Quando ela resolve fugir com seu amado, sua irmã é assassinada por um lobo feroz. Quando o padre Solomon chega à vila, ele revela que o lobo pode ser, na verdade, um dos habitantes do local. A partir daí a moça começa a desconfiar que ele possa estar mais próximo do que ela quer admitir.

(Para comprar: Saraiva)

“Para sempre Cinderela” é, na minha opinião, uma das melhores adaptações. A história se passa na França do século XVI e conhecemos a jovem Danielle de Barbarac, uma jovem de espírito livre que, ao se ver órfã de pai, passa a ser tratada como uma criada pela madrasta e pelas irmãs. O longa traz Leonardo da Vinci como fada madrinha da Cinderela.

(Para comprar: Saraiva)

“A bela e a fera” ganhou sua adaptação em 2011 com o título de “A fera”. Inspirado no livro homônimo de Alex Flinn, conta a história de Kyle Kingson, um jovem rico, bonito e inteligente que, após irritar uma colega de classe esquisita, considerada por todos como uma bruxa, é amaldiçoado por ela a se tornar aquilo que mais despreza. A única forma de reverter a maldição é encontrando uma pessoa capaz de ver além das aparências e fazê-la se apaixonar por ele.

(Para comprar: Saraiva)

Em 2005 foi a vez dos irmãos Grimm ganharem uma película própria. O filme conta a história dos dois irmãos que, no governo de Napoleão Bonaparte, cruzam a Europa combatendo bruxas e fantasmas que eles mesmos ajudam a criar. Após serem descobertos pelas suas grandes farsas como caçadores, são obrigados a resolver o mistério de uma floresta amaldiçoada às margens de uma pequena vila, para tentar recuperar sua boa fama.

(Para comprar: Saraiva)
Espero que tenham gostado das indicações, não deixem de comentar e indicar outros filmes.
Um Beijo,
 da Menina Leitora







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Se gostou ou não, o que importa é dizer o que pensa! Diga-nos o que achou!

]