Além dos Livros: “O lado bom da vida”


O lado bom da vida foi uma das poucas surpresas no Oscar deste ano. Digo isso porque não é todo dia que a Academia resolve indicar uma comédia romântica a 8 categorias (entre elas, as 5 mais importantes: filme, diretor, ator, atriz e roteiro) e que se torna sucesso de público e crítica. Mas o que o torna um filme tão especial?
Baseado no livro homônimo de Matthew Quick (você pode ler a resenha aqui), o filme sabe dosar bem seus momentos cômicos e dramáticos, além de contar com um elenco de primeira: Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro. Mas se engana quem pensa que é uma adaptação fiel da obra que lhe deu origem. Embora o argumento continue sendo o mesmo (homem com desequilíbrio emocional tenta se readaptar à vida fora da clínica psiquiátrica), vemos inúmeras mudanças. Se no livro demoramos quase que a história toda para descobrir o motivo de Pat ter passado um tempo no "lugar ruim", no filme o motivo nos é contando bem no início. A dança que ele e Tiffany preparam para o concurso também é completamente diferente da descrita e ganha uma dimensão bem maior do que a do livro, isso sem contar a mudança de sobrenome do protagonista (de Pat Peoples para Pat Solatano).
Outra coisa que me chamou muito a atenção foi o destaque dado a alguns personagens e o quase esquecimento de outros: no livro, o amigo de Pat, Danny, aparece mesmo só no finalzinho e o doutor Cliff tem imenso destaque, assim como o irmão de Pat, Jake. Mas a mudança maior talvez tenha sido em Tiffany: se no livro ela se mostra pouco comunicativa e mais misteriosa, no filme ela é bem resolvida e sempre tem uma ótima e objetiva resposta para as perguntas pouco convenientes que Pat lhe faz.
Por mais que seja impossível não comparar os dois, aconselho ler o livro e assistir ao filme. Acredite, compartilhar do universo “pouco normal” de Pat é uma delícia e, independentemente da mídia, uma oportunidade valiosa para vermos um pouco mais sobre o lado bom da vida.



Um Beijo e bom fim de semana, da Menina Leitora, 



3 comentários:

  1. Estou lendo o livro e até o momento estou adorando! Também vi o filme e acho que o Oscar foi merecido! Adorei o blog, já to seguindo! Se quiser dá uma passada no meu :) http://bolinhosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro é muito bom Mariana, temos resenha dele no blog também (depois da uma olhada). Também adorei a escolha do Oscar, embora ache que o esse ano estava bem difícil a escolha. Com certeza irei olhar o seu blog.
    Espero que continue acompanhando nossas postagens. =)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu senti a minha inteligencia afrontada quando vi o filme. Claro que essas adaptações são sempre diferentes e tudo, mas O filme O Lado bom da Vida não deveria nem se chamar O Lado bom da Vida. Coisas que eu considerei cruciais para a história no livro no filme foram banalizadas como a dança e a relação do Pat com o pai. Saí do cinema bem decepcionada porque eu gostei bastante o livro!

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Se gostou ou não, o que importa é dizer o que pensa! Diga-nos o que achou!

]